Ilhabela participa de feira de turismo na Colômbia
A cidade tem a oportunidade de demonstrar seus atrativos e promover o turismo de longa permanência
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, participa nesta semana da Vitrina Turística Anato 2019. Em sua 38ª edição, o evento está sendo realizada em Bogotá, na Colômbia.
Considerada uma das maiores do país, a feira prevê a presença de 30 mil visitantes profissionais de 27 de fevereiro a 1° de março, de acordo com os organizadores. A presença de Ilhabela na feira é uma oportunidade de gerar novas relações de negócios e promover o posicionamento da marca ‘Ilhabela Vida Natural’, apontada pelo Plano de Marketing como uma solução para redução da sazonalidade, destacando aos profissionais do turismo, que venderão o município, as potencialidades do destino para o Ecoturismo e Turismo de Natureza. “A divulgação em feiras é muito importante para o desenvolvimento do setor, pois trabalha com o público de longa permanência, por meio das agências. Diferente da exposição da cidade nas mídias convencionais, que ocasiona no turismo de um dia, esse tipo de evento fomenta o turismo de qualidade durante o ano inteiro e não só na temporada”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.
Destaca-se que a Embratur deu o pontapé inicial para uma série de ações de promoção na América do Sul com objetivo de atrair turistas internacionais para a Copa América 2019, que acontece nos meses de junho e julho no Brasil. Os eventos de divulgação das cinco sedes do torneio – Belo Horizonte, São Paulo, Rio de janeiro, Salvador e Porto Alegre – são voltados para público final e também para o trade turístico e tem como objetivo central atrair mais turistas/torcedores para acompanhar o torneio no Brasil.
Na última terça-feira (26), a Embratur promoveu o evento, em Bogotá, na Colômbia, para apresentar aos jornalistas esportivos e especializados em turismo, operadores, agentes de viagens e autoridades esportivas as opções que o turista colombiano dispõe em sua viagem ao Brasil para a apoiar sua seleção. A variedade dos destinos, gastronomia, cultura, lazer, praias e outros aspectos fazem parte do roteiro. O coquetel aconteceu no maior centro de língua portuguesa do mundo – Instituto de Cultura Brasil Colômbia – na capital colombiana e contou com a presença do Embaixador do Brasil no país, Júlio Batelli. O evento faz parte da programação do instituto durante a semana da Anato.
Com esta ação, Ilhabela tem a oportunidade de demonstrar aos agentes de viagem e às operadoras de turismo a facilidade de acesso pela proximidade em relação a São Paulo e Rio de Janeiro, sendo uma alternativa para aqueles que visitam as cidades sede do torneio estendam sua viagem até o arquipélago.
O prefeito Márcio Tenório ressalta a importância do evento para a economia do município. “O objetivo da nossa participação é mostrar o que a cidade pode oferecer, atraindo o turista, principalmente na baixa temporada, o que resulta no movimento do comércio de Ilhabela e na renda da nossa população”, afirma.