Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
adipiscing elit. Etiam posuere varius
magna, ut accumsan quam pretium
vel. Duis ornare

Latest News
Follow Us
GO UP

Portal em Ilhabela

BALEIA EM ILHABELA

Logo no início da temporada de avistamento de cetáceos deste ano, uma baleia jubarte foi identificada como nova visitante da região de Ilhabela e São Sebastião. Entenda como é o trabalho de monitoramento e foto identificação de baleias em Ilhabela

As baleias e golfinhos viraram a maior atração do Outono e Inverno em Ilhabela. Além de um roteiro turístico que tem feito sucesso nos últimos anos, existe um trabalho de monitoramento e pesquisa que é realizado pela equipe do Projeto Baleia à Vista e outras ONGs da região. Já falamos sobre esse assunto aqui, dá uma olhada nesta outra matéria.

Conversamos com Marcos Cará, responsável pela criação deste roteiro especial de avistamento de cetáceos da Maremar Turismo. Ele tem acompanhado os primeiros grupos de cetáceos da temporada 2024 em Ilhabela e acaba de realizar a identificação de uma nova baleia jubarte na região. Vem conhecer essa história e viver essa experiência

Marcos Cará: Começamos o projeto através de um convite realizado pelo Julio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, que possui um trabalho de fotoidentificação de cetáceos na nossa região. ele me convidou durante a pandemia (em 2020) para fazer uma saída de avistamento, e foi onde comecei a me encantar por esse mundo dos cetáceos.

Conta pra gente sobre esse trabalho em parceria com o Projeto Baleia à Vista.

Marcos Cará: O Júlio Cardoso foi o incentivador desse projeto e somos parceiros desde então. Além de criar um roteiro especial de passeio com avistamento de baleias e cetáceos em Ilhabela, hoje temos parceria com o Projeto Baleia à Vista e outras ONGs que também realizam um trabalho de pesquisa e monitoramento dos animais em terra.

E vocês tiveram a honra de batizar uma baleia recentemente, conta pra gente como foi!

Marcos Cará: Sim! Fiz no dia 1º de maio o registro da primeira baleia da temporada de 2024. Uma foto feita por mim foi enviada pelo Julio ao site Happywhale, que tem um arquivo dos animais identificados em todo o mundo. O site apontou que era um animal ainda não identificado, por isso pude registrar com o nome da minha filha, Melina. Era uma baleia juvenil que ainda não tinha sido avistada por aqui. Foi muito gratificante!